A GWM iniciou a venda da linha Tank no México por 899.900 pesos (R$ 273.000), trazendo o SUV diretamente da China. Lançado em 2020 no país asiático, o veículo ostenta uma aparência aventureira e está sendo cogitado para chegar ao Brasil, enfrentando concorrentes de peso como o Jeep Wrangler, que é vendido por R$ 466.899. Desde que a GWM começou suas operações no Brasil no início de 2023, a fabricante manifestou interesse em trazer a linha Tank para o país, com destaque para o modelo 300.
Nosso colega Renato Maia, do Falando de Carro, avistou um Tank 300 ao lado de algumas Ferrari Purosangue em um porto no Brasil. Isso sugere que o modelo pode ter sido trazido para passar por homologação ou até mesmo para uso interno da marca.
O veículo foi avistado em testes sem camuflagem em São Paulo no início deste ano, alimentando rumores de que sua chegada ao Brasil pode estar próxima, possivelmente até o final de 2024 ou início de 2025. O Tank 300 já comercializou mais de 280 mil unidades em todo o mundo.
Em termos de desempenho, o SUV é híbrido, combinando um motor a gasolina 2.0 turbo com um motor elétrico, gerando um total de 227 cv de potência e 39 kgfm de torque , acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades. Com tração 4x4, o veículo se destaca pela sua robustez, reminiscente dos tradicionais jipes com diferencial.
Com dimensões imponentes, o Tank 300 mede 4,76 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,90 m de altura e possui entre-eixos de 2,75 m, sendo ligeiramente menor que o Jeep Wrangler e um minimamente maior que a Land Rover Defender. O porta-malas comporta 400 litros e o peso do veículo é de 2.155 kg.
Os ângulos de entrada e saída superam os das grandes picapes, atingindo 33° e 34°, respectivamente, enquanto o vão livre do solo é de 22,4 centímetros e a capacidade de imersão na água é de 60 cm.
O design apresenta uma estética diferenciada em comparação com outros veículos da GWM no Brasil, mas remete aos seus irmãos asiáticos, os modelos Tank 400, 500 e 700, com uma clara identidade de jipe. O interior, no entanto, oferece refinamento, como um volante mais encorpado para uma melhor aderência em terrenos off-road, além de duas telas integradas e saídas de ar-condicionado que lembram o Mercedes-Benz G63.
O console central elevado inclui uma manopla de câmbio interessante, juntamente com os modos de condução e tração do SUV. O visualmente aparenta ser de qualidade, com costuras nos bancos e um acabamento soft-touch no painel e nas portas.
Com sua aparência imponente de jipe, é esperado que o lançamento no Brasil tenha apenas uma versão, com preço não inferior a R$ 350.000.